segunda-feira, agosto 02, 2010

Déjà vú

Criatividade ZERO pra postar hoje, então resolvi comentar um pouco sobre déjà vús, que tanto ocorrem com a gente, e aconteceu comigo quando fui sublinhar um texto no livro de geografia. 

Parece muito real, né? O termo vem do francês déjà vú (óbvio), que significa literalmente já visto. Segundo Morpheus, de Matrix, os djv são um erro de codificação na matrix. Viagens à parte, vamos ver o que a ciência diz (ou pelo menos o Wikipedia): "O déjà vu acontece quando, por uma falha no cérebro, os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo ou médio prazo, sem passar pela memória imediata. Isso nos da a sensação que o fato já ocorreu". Bem, eu não acho. Pra mim já aconteceu mesmo, ou eu sonhei com isso, ou mesmo andei comendo bosta de cigano, nas palavras do grande mestre Tenório. 

É uma sensação tão estranha, que não gosto muito de achar que é apenas uma falha no cérebro, mesmo sendo uma situação materialmente impossível. O diferencial do déjà vú é que ele não é apenas aquela falha na memória quando você se pergunta: "eu ja vi essa menina antes?" ou "eu acho que já vi esse filme" etc., o que o torna "especial" é o fato da sensação de estranheza, a sensação de se estar revivendo alguma experiência passada (mesmo sabendo que é materialmente impossível que ela tenha ocorrido, blá blá blá).

E só pra constar (e pra terminar com essa enrolação revelação), há pesquisas sobre o assunto. É, o povo perde tempo com besteira, galhera. Existem vários campos de pesquisa no assunto, vários tipos de déjà. Além do vu, que restringe àpenas o que pode ser visto, existe:
  • déjà VÉANUS, "já vivido";
  • déjà LU, "já lido";
  • déjà entendu, "já ouvido", 
  • déjà visité, "já visitado" - o que pode um dia acarretar um déjà mangé, "já comido" ou um déjà bu, "já bebido".
Tá bom por hoje, né? Isso aqui tá parecendo a revista Mundo Estranho/Super Interessante, que tem cada informação valiosa pra vida... ¬¬

James do Bonde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Aew gomes :D
Interessante como relamente tem gente que nao tem nada pra fazer se dizer cientista, vai pesquisar sobre esse Deja por ai a fora. O unico que interessa msm é o deja vu! :P

By: Rafael F.

james disse...

kkkkk, tem razão rafa :p

Matheus Ericc disse...

e falando e deja vu's...q deja vu do caramba vei!! :D

james disse...

kkkkkkkkkk, hausdhausdhausdha